quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Doce de Gila



Esta receita de doce de gila (ou chila) acompanha a família desde há uns anos para cá... descobri-a num daqueles livrinhos da revista Activa (de receitas do Algarve) e decidi fazer... ficou bom e por isso temos seguido sempre à risca as indicações.

Hoje deixo-vos um género de passo a passo, pois este doce tem alguns truques e aviso já duas coisas:
- é aquilo a que chamo um doce anti stress (partir as abóboras atirando-as ao chão ou na bancada da cozinha - que é o meu caso, pois esta é de mármore e aguenta - é um bom exercício para quando se está furioso com alguma coisa ;))
- não é próprio para quem acabou de fazer a manicure, aliás até é bem violento para as nossas unhas... fiquei com os dedos bem doridos desta vez, pois nunca tinha feito tanta quantidade!

Estas abóboras são produção da minha horta, que este ano foi bem generosa: 5 abóboras grandes e 4 pequenas (na verdade foram mais 2 grandes, mas ofereci-as ;))

Uma nota muito importante: 
NUNCA USAR OBJETOS METÁLICOS NA GILA CRUA
Se tiver de usar algum objeto para auxiliar no processo, use sempre coisas de plástico ou madeira (isto porque a gila quando entra em contato com o metal fica com sabor a peixe!!!)

Ora aqui vai o passo a passo:

1) Partir as abóboras gilas atirando-as ao chão ou em cima de uma bancada bem resistente, o objetivo é que a casca estale e consiga depois partir em bocados.




2) Retirar todas as pevides (mesmo todas) e os filamentos onde as pevides estão agarradas, principalmente aqueles que estão amarelados.
Colocar os pedaços de gila em recipientes fundos, cobrir com água e colocar algum sal.
Deixe ficar 24 horas.



3) Ao fim de 24 horas a gila está pronta para descolar a polpa da casca.
Coloque num tacho, cubra com água e leve ao lume para cozer (cerca de 45 minutos a 1 hora)



4) Depois da gila cozida, deixe a escorrer (num escorredor como se vê na figura) por algumas horas (deixei da hora do almoço até ao jantar).


5) Pese a gila cozida e bem escorrida.
Por cada quilograma de gila adicione 800g de açúcar e um pau de canela. Deixe macerar por uma a duas horas e leve ao lume para reduzir. Cuidado para não deixar queimar.

E está feito :)

As minhas 5 gilas grandes e 4 pequenas renderam 5 kg de gila cozida e 3 taças grandes de doce.


Como é muito, coloquei em taças de plástico e congelei.
Quando quiser usar, é só retirar umas horas antes e deixar descongelar e está pronto a usar em qualquer receita.

Apreciem ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)