quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Iogurte Natural (caseiro e sem Lactose)


Há muito tempo que faço iogurte em casa. E qualquer pessoa pode fazer ;) por acaso uso uma iogurteira mas se não tiver também pode fazer - já explico como!

Ora tenho iogurteira porque sou uma pessoa estranha... só pode... pois quando me perguntam no Natal ou no aniversário o que quero receber, quase sempre peço uma coisa para a casa... a maior parte das pessoas acha isso estranho, eu não! Gosto de cozinhar e inventar, portanto se me quiserem oferecer algum aparelho ou objeto que tenha falta na cozinha aceito de muito boa vontade eheheheh e ainda fico feliz!!!

Bom, ao que interessa: a receita destes iogurtes naturais.

900 ml de leite sem lactose
150g de iogurte natural sem lactose
(tudo à temperatura ambiente)

Misture os dois ingredientes e leve ao lume cerca de 5 minutos (costumo usar a bimby, mas podem fazer num fervedor). O objetivo não é que a mistura ferva, é apenas que atinga os 50ºC/60ºC (aquela temperatura que se colocarmos o dedo dentro já começa a queimar!).

Se tem iogurteira:
Coloque a mistura nos copos da iogurteira (a minha tem 6, por isso faço sempre esta quantidade para dar à conta) e deixe a fermentar por 12 horas.
Decorrido esse tempo, retire e coloque no frio por 2 horas.
E estão prontos os iogurtes :)

Se não tem iogurteira:
Escalde os copos/frascos.
Coloque a mistura, feche bem, envolva com uma mantinha quente e coloque dentro de um saco térmico que também pode estar embrulhado num tecido quente (quanto mais quente, melhor).
Deixe fermentar por 12 horas.
Decorrido esse tempo, retire e coloque no frio por 2 horas.
E estão prontos os iogurtes :)


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)